O lançamento do Godot 4.0 pode persuadir os desenvolvedores a se afastarem do Unreal, Unity e outros mecanismos de jogo

 Godot 4.0 é uma excelente atualização para fazer com que mais desenvolvedores de jogos o considerem uma alternativa que vale a pena tentar.


Godot é um mecanismo de jogo 2D/3D de código aberto e voltado para a comunidade que recebeu muitos elogios da indústria de jogos.


Afinal, é uma solução FOSS alternativa que pode ajudar os desenvolvedores a romper com opções proprietárias como Unreal, Unity e outros mecanismos de jogo.


Agora, após mais de três anos de desenvolvimento , uma versão completamente reformulada do Godot apresenta uma reescrita completa do mecanismo e muito mais.



Godot 4.0: O que há de novo?


Muito, na verdade, deixe-me levá-lo através dos destaques deste lançamento:


Renderização Vulkan e OpenGL

Suporte AMD FidelityFX

Iluminação e sombras aprimoradas

Novas ferramentas de edição de nível 2D

Melhorias 3D

Grande Atualização de Física

Editor de animação aprimorado

Melhorias na interface do usuário e no editor



Renderização Vulkan e OpenGL


Godot agora apresenta dois novos back-ends Vulkan (Clustered e Mobile), permitindo uma renderização mais avançada e desempenho otimizado.


Eles também consideraram usuários com hardware menos poderoso e integraram a renderização de compatibilidade baseada em OpenGL .


O trabalho também está em andamento em um renderizador Direct3D 12 para suporte a Windows e Xbox.


Suporte AMD FidelityFX

Para complementar as melhorias de renderização, um dos colaboradores da Godot adicionou suporte para a tecnologia FidelityFX Super Resolution (FSR 1.0) da AMD .


Isso deve permitir uma experiência de renderização suave e dinâmica em resoluções mais baixas, mantendo os jogos funcionando sem problemas.


Iluminação e sombras aprimoradas


Os sistemas de iluminação global da Godot foram completamente refeitos com suporte para uma nova técnica de iluminação global chamada ' SDFGI '. Significa Signed Distance Field Global Illumination ; você pode aprender mais sobre isso aqui .


Fora isso, a renderização das sombras no Godot foi drasticamente melhorada , com melhor controle sobre ela.


Novas ferramentas de edição de nível 2D


Um novo editor de tilemap foi introduzido com base nas solicitações e relatórios da comunidade Godot.


O mantenedor do editor 2D da Godot, Gilles Roudière, uniu o fluxo de trabalho para tilesets e tilemaps, resultando em uma experiência de colocação de tiles muito flexível .


Você também pode ajustá-los, com opções para ajustar a navegação, pontos de pivô, colisões e muito mais.


Isso deve ser útil para desenvolvedores independentes que desenvolvem apenas jogos 2D e agora podem parar de depender de ferramentas proprietárias.


Melhorias 3D


A precisão das cenas 3D agora pode ser aumentada ainda mais graças ao novo efeito de névoa volumétrica .


Pode ser configurado globalmente ou ser definido para áreas específicas usando os nós 'FogVolume'.


Além disso, novas texturas de ruído foram trazidas do Godot 3.5 e foi adicionado suporte para decalques que permitem colocar materiais em superfícies para decorar o ambiente.


Grande Atualização de Física


O mecanismo de física 3D interno de Godot, 'Godot Physics' , está de volta!


Ele substitui o mecanismo de física 'Bullet' para maior flexibilidade ao implementar novos recursos e solucionar problemas.


Editor de animação aprimorado


O editor de animação agora oferece suporte a faixas de forma de mesclagem e um fluxo de trabalho de curva de Bezier aprimorado .


Também permite selecionar/editar várias curvas simultaneamente, ocultar trilhas individuais e muito mais.


Melhorias na interface do usuário e no editor


Godot 4.0 introduziu suporte para várias janelas por aplicativo. Os desenvolvedores que usam Godot agora podem respirar aliviados.


uma captura de tela do novo seletor de widget visual no godot 4.0

O editor de interface do usuário também foi aprimorado com um novo widget visual para escolher opções de layout e redimensionar rapidamente os componentes de interface do usuário selecionados.


Outras mudanças e melhorias

Como mencionei, há muitos refinamentos com o Godot 4.0. Então, destaquei apenas as melhores partes.


Se você estiver curioso, sugiro que leia as notas de versão para obter todos os detalhes.


Obtenha o Godot 4.0

Você pode acessar o site oficial para baixar o pacote de sua escolha de acordo com sua plataforma.

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