Criador do Gmail avisa que o Google está "a apenas um ou dois anos da interrupção total" por causa da IA ​​como o ChatGPT

O criador do Gmail, Paul Buchheit, diz que os chatbots de IA como o ChatGPT destruirão o Google da mesma forma que o mecanismo de busca matou as Páginas Amarelas.


"O Google pode estar a apenas um ou dois anos de uma disrupção total", tuitou Buchheit na quarta-feira . "A IA eliminará a página de resultados do mecanismo de pesquisa, que é onde eles ganham a maior parte de seu dinheiro. Mesmo que eles atualizem a IA, não poderão implantá-la totalmente sem destruir a parte mais valiosa de seus negócios!"



Embora o criador do Gmail tenha dito que pode não ser o próprio ChatGPT que interrompe o monopólio do Google, os avanços na tecnologia certamente mudarão a maneira como as pessoas acessam as informações.


"A maneira como imagino que isso aconteça é que a URL/barra de pesquisa do navegador é substituída por IA que completa automaticamente meu pensamento/pergunta enquanto digito, ao mesmo tempo em que fornece a melhor resposta (que pode ser um link para um site ou produto). ", disse ele no Twitter, acrescentando que a IA será capaz de "fazer instantaneamente o que levaria muitos minutos para um ser humano" fazer usando um mecanismo de busca como o Google.


O ChatGPT, que gerou manchetes por sua capacidade de fazer qualquer coisa, desde escrever um ensaio até fornecer conselhos de codificação , é um chatbot de IA que pode responder a perguntas de maneira clara e conversacional usando dados coletados de milhões de sites.


Mas não é perfeito: o site é conhecido por dar respostas incorretas às vezes, pois o chatbot tem alguma dificuldade em identificar desinformação.


Buccheit, que foi o 23º funcionário contratado pelo Google, de acordo com a Crunchbase, é um engenheiro de computação que ajudou a desenvolver o primeiro protótipo do AdSense da empresa, um sistema que exibe anúncios direcionados em sites e permite que os editores lucrem com as exibições de página. 


A maior parte da receita do Google vem da venda de anúncios, muitos dos quais aparecem em seu mecanismo de busca. Em 2021, cerca de 80% da receita de US$ 257,64 bilhões do Google veio de anúncios.


O criador do Gmail está longe de ser o primeiro a soar o alarme sobre o impacto potencial do ChatGPT no Google. Em dezembro, o Google emitiu um aviso de "código vermelho" no chatbot. Desde que a última versão do ChatGPT foi lançada em 30 de novembro, Sundar Pichai, CEO do Google e sua controladora, Alphabet, participou de várias reuniões  sobre a estratégia de IA do Google em resposta à ameaça que o chatbot representa para o mecanismo de busca da empresa, o  The O New York Times noticiou  em dezembro.


A empresa também  chamou os cofundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, para ajudar a resolver o problema,  informou o Times  em janeiro. Na época,  o The Information informou  que a Microsoft planejava usar o ChatGPT para alimentar seu próprio mecanismo de busca, o Bing.

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