Blender 3.4 com suporte nativo a Wayland para Linux

O Blender é um conjunto de criação 3D popular que muitos profissionais usam.


Os desenvolvedores do Blender adicionaram recentemente suporte nativo Wayland para Linux nas compilações diárias e confirmaram adicionar o suporte na próxima versão do Blender 3.4.



Este é provavelmente um dos progressos significativos de desenvolvimento após o lançamento do Blender 3.0 no ano passado!


Blender com Wayland nativo


Wayland é um substituto do servidor de exibição X11 que pretende ser uma solução mais simples e moderna.


Fornecer suporte nativo a Wayland tornou-se necessário, principalmente porque muitas distros agora vêm com esse tipo de suporte pronto para uso.


Com mais suporte Wayland em andamento e usuários mudando para uma distro com suporte nativo, esse movimento foi dado.


Com as compilações diárias, a biblioteca libdecor tornou isso possível. Se você quiser testá-lo, você precisa instalá-lo para que o Blender funcione corretamente com o suporte nativo do Wayland.


Embora o suporte inicial para Wayland estivesse presente no Blender desde 2020, ele não estava pronto para o horário nobre. Ele tinha muitos problemas, como sem suporte para tablet, sem suporte para NDOF, sem suporte para Hi-DPI e similares.


Agora, parece que a maioria desses problemas se foi.


O que esperar do Blender 3.4


Um post no blog de um dos desenvolvedores do Blender, Campbell Barton, revela que se tudo correr bem com as compilações diárias, o suporte Wayland está chegando ao Blender 3.4.


Veja o que ele menciona:


Agora que o Wayland está habilitado em nossas compilações oficiais, espero validá-lo para o próximo lançamento. Portanto, a menos que surjam problemas que não possamos resolver, ele será oficialmente suportado no Blender 3.4x em diante.

Neste ponto, só posso esperar que nenhum problema significativo afete sua integração.


Caso contrário, ele pode retornar a um ciclo de liberação posterior.


O Blender 3.4 será lançado no início de dezembro de 2022 , com melhorias gerais e novos recursos, como renderização sem cabeça para Linux, melhorias para Sculpt, integração Intel Open PGL e muito mais.


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