Entendendo os principais códigos maliciosos da rede

Uma cliente me mandou um email desesperada, achando que seu PC tinha sido invadido, imaginando que poderia ser localizada de qualquer forma.

Como não tinha muito tempo pra explicar achei um resumão básico do que são cada uma delas.

Mais importante do que saber o nome de cada tipo de praga virtual, também conhecidas como malware, vale a pena entender o tamanho do estrago que cada uma delas pode causar ao seu PC.

Vírus

Os vírus são programas destinados a alterar o funcionamento de computadores ou telefones celulares. Eles se automultiplicam e têm o poder de destruir programas, apagar arquivos ou causar falhas no sistema.

Cavalo de tróia (trojan, em inglês)

O cavalo de tróia é semelhante ao vírus, mas não tem capacidade de se automultiplicar. Ele não infecta vários arquivos, mas abre brechas para que criminosos "tomem conta" das informações do computador. Para funcionar, um trojan precisa de uma ação direta do usuário, como abrir anexo ou executar um programa.

Adware

É projetado para apresentar propagandas automáticas no navegador ou em qualquer outro programa. Geralmente o internauta só desconfia desse código malicioso quando percebe que muitas janelas de propaganda abrem-se automaticamente durante o uso da internet.


Spyware

Trata-se de um programa espião que faz uma varredura dos arquivos, monitora as ações do usuário e envia as informações coletadas como senhas e números de cartão de crédito aos criminosos.

Keylogger

Significa registrador do teclado. Esse tipo de fraude na verdade é uma espécie de spyware que infecta o computador da vítima e passa a gravar tudo o que é digitado no teclado, com a finalidade de descobrir senhas. Foi por causa dos keyloggers que os sites de bancos começaram a oferecer aos clientes teclados virtuais.

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GameShell: um "jogo" para ensinar o shell Unix

Ensinar alunos do primeiro ano da universidade ou do ensino médio a usar um shell Unix nem sempre é a tarefa mais fácil ou divertida. O GameShell foi criado como uma ferramenta para ajudar os alunos da Université Savoie Mont Blanc a interagir com um shell real , de uma forma que incentiva o aprendizado e, ao mesmo tempo, proporciona diversão. A ideia original, de Rodolphe Lepigre, era executar uma sessão bash padrão com um arquivo de configuração apropriado que definisse "missões" que seriam "verificadas" para progredir no jogo.  GameShell está disponível em inglês, francês e italiano. Fique à vontade para nos enviar seus comentários, perguntas ou sugestões abrindo issues ou enviando pull requests . Saiba mais no  github  do projeto