31.01.09 o Dia em que o Google errou


A pane no sistema de buscas do Google neste sábado (31), que identificava como "nocivos" sites teoricamente legítimos, como o próprio google.com.br, foi causada por falha humana

a falha ocorreu quando o sinal "/" foi relacionado à lista de endereços da web que oferecem risco ao internauta. Essa monitoração é feita pelo Google a partir de uma lista organizada pelo grupo sem fins lucrativos StopBadware.org - site que ficou fora do ar durante horas neste sábado (31). A lista é atualizada por profissionais especializados, e não por mecanismos automáticos.



Como todo endereço da internet tem o sinal "/" em sua URL, as buscas efetuadas no Google passaram a indicar que os sites eram suspeitos e poderiam oferecer riscos ao usuário. Marissa afirma que esse procedimento de segurança é adotado para evitar que o internauta tenha acesso a sites que possam instalar pragas virtuais ou oferecer outras ameaças ao internauta.



40 minutos de erros

Ao buscar pela palavra "google", por exemplo, o usuário recebia a lista de resultados e o alerta: "Este site pode contaminar seu computador". Ao clicar no link, o internauta era levado a uma segunda página, que reforçava o alerta, com a sugestão "volte à página anterior e selecione outro resultado". O aviso também recomendava que o usuário visitasse o site StopBadware.org para "obter mais informações", mas a página estava fora do ar. Segundo o Google, a pane durou cerca de 40 minutos.

0 Comentários

GameShell: um "jogo" para ensinar o shell Unix

Ensinar alunos do primeiro ano da universidade ou do ensino médio a usar um shell Unix nem sempre é a tarefa mais fácil ou divertida. O GameShell foi criado como uma ferramenta para ajudar os alunos da Université Savoie Mont Blanc a interagir com um shell real , de uma forma que incentiva o aprendizado e, ao mesmo tempo, proporciona diversão. A ideia original, de Rodolphe Lepigre, era executar uma sessão bash padrão com um arquivo de configuração apropriado que definisse "missões" que seriam "verificadas" para progredir no jogo.  GameShell está disponível em inglês, francês e italiano. Fique à vontade para nos enviar seus comentários, perguntas ou sugestões abrindo issues ou enviando pull requests . Saiba mais no  github  do projeto